Nota Biográfica

Por Ron Perlim

Nasci no povoado Borges, em Porto Real do Colégio, Alagoas. Borges é uma povoação criada pela família Borges, de onde descendo por parte de minha mãe. Meu pai era um pequeno comerciante, dono de algumas cabeças de gado e pouca terra. Frequentei a escola primária nos meados dos anos 80 em escolas públicas e concluí o Ensino Médio numa fundação. A minha experiência com livros aconteceu quando eu tinha entre 12 e 13 anos. Por conta de um catita, eu quebrei o braço. Sem poder jogar bola e fazer travessuras, iniciei a minha vida literária lendo o Novo Testamento, desses doados pelos Gideões. Mas a minha primeira experiência literária foi com Lúcia Machado de Almeida e O caso da borbelata Atíria. Depois disso, não larguei mais os livros.

Em 2005 me formei em Matemática e posteriormente fiz uma pós em Educacão Matemática. Na faculdade, criei um panfleto que se chamava Porto Literário e nele publicava meus textos, textos de outros autores e sínteses de matérias de jornais e distribuía aos amigos, conhecidos e amigos dos amigos. Nesse período, eu me envolvi numa polêmica. Descobri que a matriz curricular não condizia com a do curso. Indignado, escrevi o artigo: É por isso que devo lutar sem cansaço e fui debochado por muitos. Motivado por Freire, não abri mão de minha luta e fomos para a UFAL e resolvemos o problema. Nesse período, eu ja tinha textos espalhados pela net e alguns jornais locais, como Tribuna Penedense, Folha Regional e outros.

Em 2006, quando atuava no setor de tributos municipal, o alunado das escolas públicas e particulares sempre buscavam informacões sobre a História e os aspectos geográficos do município. As referências sobre esse assunto eram ínfimas. Indgnado com aquela situacão, resolvi pesquisar a fundo a História de Porto Real do Colégio e dessa indgnacão surgiu o livro Às Margens do Rio Rei. Depois vieram: Agonia UrbanaPorto Real do Colégio – Sociedade e CulturaLaura (Premio Alina Paim de Literatura Infantojuvenil em 2010), A menina das queimadasViu o home?, Foi so um olhar O povo das águasFui colunista do jornal Tribuna da Praia. Atualmente colaboro com a Revista Obvius e sou membro do Centro de Cultura de Propriá, em Sergipe.

www.ronperlim.com.br/